O ultrassom das vias urinárias, também conhecido como ultrassonografia do aparelho urinário, é um exame de imagem não invasivo utilizado na avaliação dos órgãos dessa região do corpo, como os rins, os ureteres, a uretra, a bexiga e a próstata, no caso dos homens.
Popularmente conhecido pela descoberta dos cálculos (pedras) renais, é indicado também para a avaliação de infecção urinária, hidronefrose (dilatação do rim por retenção ou refluxo de urina), cistos renais e doença policística renal. Além disso, o procedimento serve para identificar perda excessiva de proteínas, sangue na urina e quando o rim está funcionando de forma insuficiente. Dores e dificuldade para urinar são alguns dos sintomas mais comuns.
Este tipo de ultrassom pode ser utilizado por homens, mulheres e crianças, e requer uma preparação específica para cada caso.
Principais indicações do ultrassom das vias urinárias
O ultrassom das vias urinárias é utilizado para a avaliação e o diagnóstico de alterações no aparelho urinário, formado pelos rins, ureteres, uretra e bexiga. Essas condições podem resultar de malformações anatômicas, refluxos, presença de cálculos ou tumores. Algumas das principais condições e alterações que o exame pode identificar são:
- Infecção urinária;
- Alterações na parede da bexiga;
- Alterações no tamanho ou estrutura renal;
- Identificar pedras, cistos ou obstruções nos rins;
- Cálculos renais, também conhecidos como pedra nos rins;
- Insuficiência renal;
- Doença policística renal (excesso de cistos);
- Órgãos reduzidos.
O procedimento pode ser realizado de duas formas, simples e associado ao Doppler, que permite a análise do fluxo de sangue nos órgãos e presença de jatos urinários no interior da bexiga. Neste segundo tipo de exame, é possível diagnosticar condições em que os órgãos estão reduzidos, o que acontece em casos de hipertensão arterial secundária e estreitamento da artéria renal.
Apesar de não ser invasivo, o ultrassom das vias urinárias pode ser utilizado em procedimentos como a biópsia renal, a drenagem dos cistos e abscessos renais, a partir do pedido do médico. Nesse caso, é importante contar com a avaliação de um especialista.
Como esse exame funciona
Como qualquer outro exame de imagem, na ultrassonografia do aparelho urinário o profissional responsável desliza o transdutor sob o abdômen, com a ajuda de um gel. O paciente permanece durante todo o procedimento deitado sob a maca. As ondas de som emitidas pelo aparelho são transformadas em imagens, acompanhadas em tempo real durante a realização do procedimento.
O método é seguro, não invasivo e indolor, não utiliza nenhum tipo de radiação e nem gera efeitos colaterais. Também não possui reações ou contraindicações. O resultado do ultrassom das vias urinárias é imediato.
No ultrassom do aparelho urinário com Doppler, a diferença está no que é possível avaliar durante o exame, já que a sua realização é similar a do procedimento simples. Com ele, é possível identificar a hemodinâmica corporal, ou seja, a circulação e o fluxo de sangue nos órgãos do aparelho urinário. Conheça outros tipos de ultrassom com Doppler aqui.
Tipos de preparo
Ultrassom do aparelho urinário simples
- É necessário ingerir de dois a cinco copos de água duas horas antes da realização do exame e reter a urina. Esse processo, que permite a transmissão das ondas sonoras que geram as imagens, facilita a visualização dos órgãos a serem examinados. É indicado levar exames de imagem anteriores para comparação do profissional.
Ultrassom do aparelho urinário em crianças
- Crianças menores de sete anos não precisam ingerir grandes quantidades de líquidos. A partir dessa idade até 15 anos, é necessária a ingestão de quatro copos de água meio hora antes da realização do exame.
Ultrassom do aparelho urinário com Doppler
- Diferentemente do ultrassom simples, este exame requer jejum absoluto de pelo menos seis horas, inclusive de água, retendo a urina durante pelo menos duas antes da realização do exame. É indicado não fumar ou ingerir bebidas alcoólicas na véspera do procedimento. Medicamentos de uso contínuo devem ser mantidos, e também é preciso levar exames de imagens anteriores.
Neste post abordamos as principais informações, indicações e formas de preparo para a realização do ultrassom das vias urinárias. O exame permite o diagnóstico de doenças e alterações nos rins, ureteres e bexiga, como cálculos, cistos, infecções e insuficiências.
Além do procedimento simples, ele também pode ser realizado com Doppler, que permite a avaliação do fluxo sanguíneo nesses órgãos. Em qualquer um dos casos, a realização é segura, indolor e não gera nenhum tipo de efeito colateral.